-->

VOCÊ NUNCA VAI GANHAR DINHEIRO NA INTERNET ENQUANTO FOR PREGUIÇOSO!



Já aqui falámos por diversas vezes da importância de escrever Guest-Posts em outros blogs. Na verdade, quando publicámos o artigo sobre como promover o seu blog com apenas R$200, falámos dos Guest-Posts e incluímos algumas dicas bastante importantes para quem deseja promover o seu blog, receber mais tráfego e novos leitores, aumentar o número de subscritores do blog, entre outras coisas. No entanto, os Guest-Posts são também uma excelente forma de gerar dinheiro para o seu blog. Dependendo do tipo de estratégias colocadas em prática, os Guest-Posts permitem-lhe traduzir o tráfego recebido por meio de outros blogs, em vendas a partir do seu blog, sejam elas vendas de produtos próprios, ou programas de afiliados que você recomenda. No entanto, para ganhar dinheiro com guest posts, é necessário alguma especificidade ao nível da construção e criação do artigo, mas também da página de aterragem onde esses leitores irão cair. Só usando uma estratégia bem planejada é possível conseguir resultados realmente impressionantes, não só a curto prazo, como também a longo prazo.
Uma boa estratégia para Guest Posts tem de incluir, obviamente, o email marketing. De nada serve realizar um Guest Post num determinado blog, receber centenas ou milhares de novos visitantes, e não conseguir fidelizar uma boa parte desses visitantes. Nesse aspecto, o email marketing tem um papel fundamental, pois permite-lhe afunilar os seus novos visitantes para uma lista de emails, e então realizar o processo de venda à posteriori. A juntar a isso, o email marketing dá-lhe também a possibilidade de realizar acções de forma automatizada por meio de um Auto Responder, fazendo com que o seu blog trabalhe em piloto automático a seu favor.

guest post


O PROCESSO DE UM GUEST POST

O processo aliado a um guest post é na verdade bastante simples. Muitos blogueiros tendem a escrever guest posts para outros blogs, cumprindo com a grande maioria destes passos, sem que na verdade percebam que isto é um processo esquematizado e que tem uma ordem cronológica definida. Sem seguir todos os passos corretamente, os resultados não serão, logicamente, os melhores. Conforme referimos anteriormente, o mais importante é que toda a estratégia esteja bem definida, uma vez que de nada vale receber imenso tráfego, se depois os leitores não ficam fidelizados com o seu conteúdo. Para o fazer, é necessário ter um processo de captação para email marketing, por forma a fidelizar os leitores, e também conseguir rentabilizar esse tráfego no imediato e de forma automatizada.
A estruturação de um guest post com o objetivo de ganhar dinheiro, deverá seguir portanto os seguintes passos:
  • Encontrar um blog da área que aceite guest posts;
  • Desenvolver um título atrativo para o artigo;
  • Criar uma história introdutória que prenda o leitor ao conteúdo;
  • Terminar o artigo com uma chamada para a acção (call to action);
  • Ter uma página de aterragem para os usuários que vêm desse blog;
  • Afunilar os usuários para uma lista de emails com auto responder;
  • Oferecer algo em troca da subscrição;
  • Configurar o auto responder com conteúdo e vendas.
Seguindo este processo, é possível, por meio de Guest Posts, gerar imenso dinheiro em piloto automático. Muitos blogueiros que escrevem Guest Posts em blogs, acabam por receber tráfego a curto, médio e longo prazo, especialmente se o conteúdo for de qualidade. Um Guest Post que esteja direccionando tráfego e leitores constantemente, é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro em piloto automático.

ENCONTRAR BLOGS PARA GUEST POSTS

Encontrar blogs de qualidade para realizar Guest Posts é provavelmente a parte mais complicada de todo o processo. No entanto, existem imensos blogueiros que estão dispostos a receber bons conteúdos de outros autores. O que por norma acontece, é que muitos blogueiros não sabem contatar e marketizar o seu conteúdo da forma correta, o que por seu turno fecha imediatamente as portas de muitos blogs que até estariam potencialmente interessados nesses conteúdos. Um Guest Post não pode nunca ser visto como apenas um artigo publicado por outra pessoa. Na verdade ele é muito mais do que isso. É uma forma de você mostrar o seu potencial junto de uma outra audiência, tendo por base a recomendação do próprio autor do blog. Ao aceitar um Guest Post seu, o outro blogueiro está basicamente a recomendar o seu conteúdo, de forma indireta, aos seus leitores.
A primeira regra para encontrar bons blogs para realizar Guest Posts está no conhecimento do mercado. Se você conhece bem o seu nicho de mercado, você sabe concretamente quais são os melhores e maiores blogueiros da área. São precisamente esses blogueiros com quem você deverá interagir e criar um relacionamento. Conforme já referimos em outros artigos, a Escola Dinheiro é parceira de muitos blogs de grande qualidade, como o Ferramentas Blog, Criar Sites, Dicas para Blogs, Gerenciando Blog e muitos outros. A grande vantagem a este nível, é que ao ajudarmos outros blogueiros de qualidade, estamos a criar um forte relacionamento com eles, que nos irá permitir desenvolver acções exclusivas, como os Guest Posts. Se você não se relacionada com os melhores blogueiros da sua área, é bem provável que nunca venha a ter um Guest Post publicado em algum desses blogs.
Blogueiros de sucesso gostam de ajudar outros blogueiros de sucesso. Ao contatar um blogueiro, seja profissional na sua abordagem e confiante o suficiente relativamente à qualidade do seu conteúdo e à mais-valia que ele traz a esse mesmo blog.
Para realizar um contato com um blogueiro de sucesso você deverá, logicamente, saber o seu nome e contatá-lo de uma forma profissional e estruturada, dando-lhe a perceber que você conhece os conteúdos que ele escreve, e que quer realmente colmatar uma lacuna existente no blog, através de um guest post de grande qualidade. Ao contrário do que a grande maioria dos blogueiros pensa,quanto maior for a qualidade do seu guest post, melhores serão os seus resultados. Eis um modelo de contato que você poderá usar para contatar blogueiros de sucesso no seu nicho de mercado:
Olá Paulo Faustino,
O meu nome é Anderson Silva e sou um leitor assíduo do seu trabalho e de suas postagens. Sou também um comentador regular em seus conteúdos.
Gosto imenso dos seus conteúdos, em especial os seus últimos artigos sobre [colocar links dos conteúdos], e penso que poderia ser uma mais-valia para o seu blog, com os meus conhecimentos nessa área.
Sou também blogueiro, na área [colocar sua área e link] e acredito que os seus leitores irão gostar de aprender um pouco mais sobre este assunto. Você aceitaria um guest post meu em seu blog? Já iniciei a escrita de um artigo que acredito ter imenso potencial e interesse para o seu blog. Eis algumas das ideias que já coloquei no papel:
[Título do Artigo]
Outros ideias que poderíamos desenvolver nesse ou em outros Guest Posts:
[Título da ideia nº2]
[Título da ideia nº3]
Por favor diga-me qual dos assuntos gosta mais, caso tenha interesse em ver um conteúdo meu, publicado em seu blog.
Abraços,
Anderson Silva
http://www.link-do-seu-blog.com
P.S. Eis alguns dos últimos artigos que escrevi e publiquei online:
[Link 1] [Link 2] [Link 3]
Num email deste tipo, você deverá concentrar-se nas mais-valias que irá dar ao blogueiro e não propriamente em “perder muito tempo” explicando quem você é e qual é o seu trabalho. Foque-se naquilo que é realmente importante, evitando que esse blogueiro perca demasiado tempo lendo informação pouco importante numa primeira fase. A juntar a isso, dê-lhe a perceber que você sabe quem ele é, quais os conteúdos que ele escrever, e acima de tudo, que tem conhecimento na área para o ajudar a desenvolver determinados tópicos. Despeça-se de forma simples e cordial, indicando alguns dos seus últimos melhores artigos, para que ele possa analisar a sua competência enquanto autor e blogueiro de forma rápida e objetiva.

DESENVOLVER UM GUEST POST DE QUALIDADE

Escrever um Guest Post de qualidade é algo que demora bastante tempo. Na verdade, criar um artigo com qualidade pode demorar 2-3 horas a desenvolver, especialmente se você tiver como intuito, desenvolver um artigo que seja realmente útil para quem o está lendo. Quando escrevi o guest post 8 estratégias essenciais para ganhar dinheiro com Afiliados lá no Ferramentas Blog, um dos aspectos que procurei ter em consideração foi precisamente a qualidade do conteúdo. O artigo demorou sensivelmente 2 horas a desenvolver, mas isso permitiu-me criar um artigo relevante e que pudesse auxiliar os leitores do blog na monetização com programas de afiliados.
Tenha sempre em consideração que os seus Guest Posts deverão ser épicos, excelentes, perfeitos, por forma a criarem o impacto correto junto do público alvo. Infelizmente muitos blogueiros pensam que ao escrever um guest post de grande qualidade, estão dando vantagem para um concorrente. Essa visão está errada! Quanto mais você caprichar no seu guest post, melhores serão seus resultados e consequentemente a imagem que você passa para os leitores desse blog. Existem inúmeros aspectos a ter em consideração quando se desenvolve um guest post de qualidade. Eis alguns deles:
  • Definir o objetivo do artigo – Antes de tudo o resto, você deverá começar por definir concretamente qual o objetivo do seu artigo. Todos os artigos têm um objetivo, seja o de o usuário comprar algo que você recomenda, seja ele assinar sua newsletter, seja simplesmente ler o conteúdo até ao final e depois visitar o seu blog. Defina concretamente qual o objetivo do seu Guest Post, para depois possa desenvolver o seu conteúdo de acordo com esse mesmo objetivo.
  • Criar um título magnético para o artigo – Um dos aspectos mais importantes de um artigo é sem dúvida o seu título. É precisamente o título que faz despertar o interesse no leitor de ler o conteúdo do artigo, pelo que um bom título, por norma, faz com que o seu artigo tenha muito mais visualizações. Portanto, caprichar no título é fundamental, mantendo logicamente a coerência entre o título e o conteúdo do artigo. Evite ao máximo criar títulos sensacionalistas, quando depois o conteúdo não corresponde às expectativas do leitor. Para o ajudar no desenvolvimento dos seus títulos magnéticos, considere ler o seguinte artigo: 17 tipos de títulos para postagens que funcionam!
  • Desenvolver uma introdução de qualidade – Após clicar no título do artigo, o leitor irá abrir o texto e a primeira coisa que fará é ler o primeiro parágrafo. Por isso mesmo, a introdução do seu artigo deverá conseguir prender a atenção do leitor, criando-lhe o desejo de continuar lendo o texto. A introdução deverá resumir de forma sintética o que o conteúdo irá abordar, sendo que deverá incluir de forma resumida, todos os pontos chave do conteúdo. Uma boa introdução é aquela que prende o leitor de imediato ao texto, gerando um interesse grande na continuação da leitura para descobrir as mais valias do conteúdo. Outro dos aspectos que por norma funciona bem em introduções, é o contar de uma história. Todo o mundo gosta de ler uma boa história, pelo que se a usa for cativante o suficiente, irá prender o leitor.
  • Produzir um texto coerente e de alto nível – O desenvolvimento do corpo de texto é outro dos aspectos fundamentais de um bom Guest Post. Para tornar a leitura o mais simples e eficiente possível, você deverá usar sempre sub-títulos, listas, negritos e chamadas de atenção. Isso torna a leitura mais simples e agradável, e faz com que o usuário possa saltar de imediato para a secção que mais lhe interessa, sem que o conteúdo perca o seu sentido. É importante também que você linke para artigos do seu blog (faça-o no máximo para 2/3 links) e também para conteúdos do blog onde você irá publicar o seu Guest Post. Isso demonstra o seu profissionalismo, e principalmente que você estudou bem a lição antes de desenvolver o seu texto. Quanto mais rico em informação, scripts, chamadas, etc., o conteúdo for, mais ele irá despertar o interesse junto do usuário.
  • Conclusão com chamada para a acção – Por fim o seu Guest Post deverá ter uma conclusão, com uma chamada para a acção (call to action). Este é um dos elementos mais importantes de um Guest Post, pois dependendo do objetivo do seu artigo, a sua chamada para a acção deverá traduzir-se não só em tráfego para o seu blog, como em emails para a sua lista. Quando o objetivo é ganhar dinheiro com um Guest Post, a chamada para a acção torna-se fundamental. A grande maioria dos blogueiros não usa chamadas para acção no final dos seus Guest Posts! Isso é errado! Se o seu objetivo é canalizar os leitores desse blog para a sua lista de emails que irá funcionar por meio de um Auto Responder de forma automática, então a conclusão é o melhor local para você fazer essa chamada de atenção, e converter o usuário em assinante da sua lista.Vejamos um exemplo de uma chamada para a acção que você poderá colocar no final dos seus Guest Posts:
    Se gostou deste artigo, pondere aproveitar a seguinte oferta:
    Tendo em consideração que você se interessa pelo assunto [nome do assunto], resolvi desenvolver uma oferta em exclusivo para os leitores do [nome do blog onde vai publicar o post]. Acesse a página [link da página], coloque seu endereço de email, e enviar-lhe-ei informações exclusivas sobre o assunto [nome do assunto], incluindo bónus e também um Ebook gratuito.
    Obrigado por ler este artigo, e não se esqueça de visitar o meu blog em [link do seu blog]. Obrigado!
Como pode facilmente verificar, a chamada para a acção que é colocada no final do seu Guest Post, irá permitir você canalizar muitos desses usuários para a sua lista de emails, que funcionando por meio de um Auto Responder, irá permitir-lhe começar a monetizar esses usuários a longo prazo. Se você publicar vários Guest Posts em vários blogs influentes na sua área, você irá conseguir um fluxo de vários milhares de usuários para a sua lista de emails, que depois serão rentabilizados em piloto automático, enquanto você trabalha em outras coisas importantes da sua atividade online.
Não se esqueça também que para a sua chamada de acção (call to action) funcionar corretamente, você terá de oferecer algo em troca da subscrição por email. Caso não o faça, o nível de conversão cai drasticamente e os resultados poderão não ser satisfatórios. Desenvolva um Ebook, ou uma outra qualquer oferta, para aliciar o usuário na hora de subscrever por email. No entanto, para que todo o sistema fique funcionando corretamente, é necessário trabalhar os restantes aspectos que iremos ver de seguida.

CRIAR UMA PÁGINA DE ATERRAGEM/CONVERSÃO

Existem diferentes formas e estratégias ao nível da criação de páginas de aterragem que lhe permitem converter com maior ou menor facilidade os leitores dos seus Guest Posts. No entanto, um dos aspectos que é transversal a todas as páginas de aterragem, é o facto de elas serem páginas únicas, sem barra lateral, e focadas essencialmente na acção que você pretende desenvolver junto dos seus leitores alvo. Veja o seguinte exemplo da nossa página de aterragem/download do nossoEbook sobre Como Criar um Blog:
pagina aterragem
A nossa página não tem qualquer barra lateral, e está focada essencialmente no download do Ebook, que é precisamente o grande objetivo da página. Se ao invés de usarmos um PopUp para captar os subscritores para o download do Ebook, nós apenas tivessemos a página de aterragem, teríamos substituído o botão “descarregar” por uma caixa de subscrição que permitisse ao usuário subscrever por email, para então conseguir baixar uma cópia do Ebook. Ao desenvolver a sua página de aterrragem, tenha sempre em consideração qual é o seu grande objetivo. Se o objetivo for canalizar os usuários para o seu Auto Responder, então crie uma página de tela inteira, focada nas mais-valias de subscrever a sua lista de emails, indicando os aspectos vantajosos de o fazer. Vejamos outro exemplo:
capturar emails
Neste exemplo, o autor oferece um conjunto de vários vídeos e também um Ebook grátis, em troca do Nome e Email do usuário. Numa página de aterragem criada com o intuito de canalizar os usuários para a lista de emails, este tipo de caixas de subscrição, por norma, funcionam muito bem. Aliadas a uma estratégia de Guest Posts com um Auto Responder automatizado, você poderá conseguir direccionar uma grande quantidade de usuários para a sua lista de emails, que serão posteriormente marketizados e monetizados por meio de programas de afiliados e produtos próprios que você tenha disponíveis para compra.

PROGRAMAR UM AUTO RESPONDER

Existem várias empresas de email marketing na internet que oferecem serviços de Auto Responder. Basicamente um Auto Responder é um serviço que faz envios de emails de forma automática para os seus usuários, ou seja, o usuário subscreve a sua lista de emails, e a partir do momento em que confirma a sua subscrição, o Auto Responder começa a distribuir os emails que você pré-configurou no sistema. Ao nível da configuração, você consegue administrar praticamente tudo, desde o número de emails a enviar para o usuário, qual o intervalo de dias entre cada um dos emails, qual o conteúdo desses emails, etc.
aweber
Aweber é um dos serviços de email marketing com Auto Responder mais conhecidos e usados do mundo. Você pode clicar aqui e abrir uma conta por apenas $1 dólar! A partir desse momento você pode configurar toda a sua lista de emails, auto responder e controlar os seus subscritores ao mais ínfimo pormenor. Tenha também em consideração que o valor a pagar pelo serviço da Aweber depende sempre do número de subscritores que você tem em sua lista de emails. À medida que você vai subindo o valor do número de usuários cadastrados na lista, a sua prestação da Aweber vai subindo também. Os escalões começam em 500 subscritores, e vão até mais de 25,000 subscritores. Ao contrário do que muitos blogueiros pensam, quanto mais você pagar pelo serviço, melhor. Isso significa que sua lista está aumentando, e que você está ganhando mais dinheiro com ela.
ptsender
Outro dos serviços populares usados por blogueiros é o PTSender, criado pelo Silvio Fortunato, que oferece também a possibilidade de criar vários Auto Responders dentro de cada lista de emails. O PTSender é um serviço de email marketing que tem apenas um único preço, e que lhe permite criar listas de emails infinitas, realizar a quantidade de envios que você bem desejar, e pagar sempre o mesmo valor pelo serviço. A criação dos Auto Responder é extremamente simples, e você pode configurar todos os aspectos relacionados com o disparo de emails automáticos, nomeadamente qual a acção que faz disparar o email, quanto tempo depois de confirmada a acção é que o usuário começa a receber os primeiros emails, entre outros aspectos.
Neste tipo de estratégia para ganhar dinheiro com Guest Posts, é necessário usar um Auto Responder, principalmente porque o objetivo é automatizar tarefas, ou seja, você produz o texto, o texto é publicado no blog que você solicitou, o usuário lê o texto e subscreve a sua lista de emails, e a partir desse momento o seu Auto Responder faz o marketing automatizado, rentabilizando a lista em piloto automático. Isso deixa-lhe com mais tempo livre para produzir mais textos e também para realizar outras das suas importantes atividades online.

MONETIZAÇÃO DA LISTA

Para monetizar a sua lista de emails, você poderá optar por várias opções de entre Programas de Afiliados e Venda de produtos próprios. Se você tiver algum produto próprio disponível para compra, seja ele um Ebook, um Curso ou até mesmo produtos físicos por meio de um E-Commerce, você poderá monetizar a sua lista, em piloto automático, usando o seu Auto Responder. Não se esqueça no entanto, que ao subscrever a lista, o usuário está querendo receber algo em troca também, portanto, nos primeiros emails que enviar, procure enviar-lhe conteúdo de qualidade, algum produto gratuito, e só ao quarto ou quinto email, tentar fazer uma venda por meio de uma dessas opções. Primeiro que tudo, você deverá concentrar-se em estabelecer uma relação de qualidade com o usuário e conquistar a sua confiança. Falámos mais em pormenor desse aspecto no artigo:Estratégias de email marketing para aumentar a sua lista de Newsletter.
Ao nível de opções de programas de afiliados, você tem várias disponíveis no mercado para começar a usar. Você deverá registrar-se nessas empresas, e procurar por campanhas de afiliados que tragam valor acrescido para o seu tipo de leitor, tendo por base a contextualização da campanha com o seu tipo de nicho de mercado. Conforme referimos anteriormente, a contextualização das campanhas é fundamental nos resultados finais. Tome nota dessas empresas e inscreva-se:
Ao seleccionar as empresas com que quer trabalhar, tenha sempre em consideração o nicho de mercado em que você atua. Se por ventura não encontrar nenhuma campanha interessante através dessas empresas, considere fazer uma busca no Google pelo nicho que você procura, incluindo também o termo afiliados ou affiliates. Exemplos: “Camisetas de Futebol Afiliados” ou “Sportswear affiliates” para encontrar então programas de afiliados relacionados ao nicho de mercado em que você atua. Certamente haverá algo disponível para suprimir sua necessidade.

COLOQUE MÃOS À OBRA!

Como deve ter reparado, esta estratégia de ganhar dinheiro com Guest Posts, requer algum trabalho na criação dos conteúdos e principalmente dos emails para o Auto Responder, por forma a que a monetização dos usuários seja feita em piloto automático. Mas é precisamente assim que os grandes profissionais trabalham, automatizando processos de trabalho e criando formas intuitivas de gerar vendas para os seus sites e blogs na internet, portanto, mãos à obra!

Texto originalmente postado por ED